As palavras chave são os conjuntos de palavras usadas na pesquisa dos motores de busca. Para optimizarmos um site de Internet temos de saber quais as palavras chave mais usadas.

As palavras chave ou Keywords são as palavras usadas pelos utilizadores dos motores de busca aquando das pesquisas efectuadas nos mesmos.

Por exemplo se eu pesquisar por "casas lisboa" no Google, estas duas palavras são as palavras chave da minha pesquisa.

Keyword research ou pesquisa de palavras chave é o método usado na pesquisa e selecção de palavras chave usadas na optimização de um site de Internet.

Primeiro é necessário identificar quais as palavras chave mais pesquisadas no nosso mercado.

Imaginemos que temos um site relacionado com seguros para o mercado de Portugal.

Será muito importante identificar quais as palavras chave relacionadas com seguros mais pesquisadas em Portugal.

Depois, após obtermos essas palavras chave devemos fazer uma análise das mesmas para identificar quais as que são aplicáveis ao nosso site, pois podem existir pesquisas relacionadas com seguros mas que não tenham interesse para o nosso site.

Devemos também analisar nos resultados dos motores de pesquisa nacionais, como o Google ou o Sapo quais os niveis de concorrência para essas palavras chave, pois pode não valer a pena usar algumas palavras chave.

Quanto efectuarem a angariação de links, ou link building devem ter sempre que possivel as palavras chave escolhidas para cada página no texto do link, para optimizar os seus resultados.

Após a pesquisa e escolha das palavras chave devemos desenhar o nosso site de forma a que cada página do nosso site esteja optimizado para uma das palavras chave préviamente identificadas.

A própria arquitectura do site deve ser desenhada tendo esse estudo em conta.

O site após ter sido optimizado demorará algumas semanas ou meses a estar correctamente indexado nos motores de busca.

Após esse periodo devemos analisar os dados estatisticos do site e verificar se as palavras chave escolhidas estão a produzir resultados.

Devemos também verificar em que posição dos resultados dos motores de busca estamos para as palavras chave escolhidas.

Com base nestes dados devemos reavaliar novamente a nossa estratégia de palavras chave.

Fonte: VisioSearch